Teest PT

Rui Soares Costa

Biografia / Obras / Exposições / Site

Untitled 594

Untitled 594

Desenho

13 x 9 / 2019

Portugal, 1981
O percurso académico e profissional de Rui Soares Costa assenta na interseção entre arte e ciência. Estudou Pintura no Ar.Co, Lisboa, enquanto se formou, doutorou e fez investigação em Psicologia Social entre Portugal e os EUA. Interessado em processos cognitivos como a memória de pessoas ou a importância da ordem temporal na construção de significado acerca dos outros. A sua prática e investigação atuais focam-se na perceção e representação do tempo, mediante a sua suspensão, distensão e compressão. Trabalha intimamente com música contemporânea, sendo os seus projetos acompanhados por bandas sonoras originais.
 
Rui Soares Costa traz para a sua prática conhecimentos, ferramentas, métodos e mecanismos de várias disciplinas, campos e domínios. Combina-os com influências de literatura, cinema e música contemporânea. Desde 2016 que promove no seu atelier o programa de residências artísticas Bull’s Eye – Artist in Residence Program, por onde já passaram mais de três dezenas de artistas, essencialmente internacionais.
Está representado em colecções particulares em Portugal, Espanha, Alemanha, Índia, Holanda e Suíça, onde se destacam, em Portugal, Coleção Berardo e Coleção José Costa Rodrigues, e Coleción Art Fairs, em Espanha.
É representado pela Galeria das Salgadeiras.