Portugal, 1981
Rui Soares Costa (1981) estudou pintura no Ar.Co, Lisboa, enquanto se formou, doutorou e fez investigação em Psicologia Social entre Portugal e os EUA.
Desde 2013 que se dedica por inteiro às artes visuais, tendo começado a expor em 2016. Em 2020 passa a aproximar a sua investigação e prática artística com o seu pensamento e ativismo político e ambiental. 2021 marca o início da série Rising, que aborda o Antropoceno e a Crise Climática enquanto questões centrais da contemporaneidade.
Durante 2024, inicia o seu trabalho em video enquanto dupla com André Gonçalves (RSC & AG).
A sua investigação e prática artística atual debruçam-se sobre o Tempo. Interessa-se pela percepção (não representação) do Tempo através da manipulação da sua suspensão, distensão e compressão. Tempo enquanto variável que se pode manipular, como um parâmetro de uma equação.
A sua investigação e trabalho organizam-se em séries. Cada série é um projeto em aberto, uma linha de trabalho ativo em constante diálogo com as restantes séries.
Os conceitos e princípios em torno dos quais o trabalho do Rui gravitam são a parcimónia, minimalismo, ausência, seminalidade, natureza e materialidade. O seu trabalho ocorre frequentemente em co-criação com o contexto envolvente.
Trabalha intimamente com música contemporânea, sendo os seus projetos acompanhados por bandas sonoras originais. Tem estabelecido uma colaboração estreita com o músico e artista multimédia André Gonçalves.
Desde 2016 que desenvolve no seu atelier o Bull’s Eye – Artist in Residence Program, por onde já passaram mais de 50 artistas, essencialmente internacionais.
Integra coleções na Alemanha, Espanha, Holanda, Índia, Portugal e Suíça, bem como a Colección Art Fairs (ES), Coleção Berardo (PT), Coleção da Biblioteca Nacional de Portugal (PT), Coleção José Costa Rodrigues (PT), Coleção Manuel de Brito (PT), Colección Mouro Producciones (ES), Museo de Arte Moderno y Contemporáneo de Santander y Cantabria (MAS) (ES).
É representado por Salgadeiras Arte Contemporânea (Lisboa, PT) e Untagged Art (Seville, ES).
Vive e trabalha entre Lisboa e o Olho de Boi.