Teest PT

Paisagem-Ficção

Galeria das Salgadeiras

Paula Almozara, artista brasileira, nascida em Campinas, em 1968, irá apresentar a exposição «Paisagem-ficção» na Galeria das Salgadeiras em Junho de 2015. Tem desenvolvido o seu trabalho artístico na área da Gravura e suas variantes técnicas, Fotografia, assumindo não raras vezes o caracter de instalação para acentuar a experiência no espectador. Expõe desde 1997, sobretudo em galerias e museus brasileiros, estando representada diversas colecções no Brasil, Portugal, Espanha e Argentina. Exerce, ainda, a actividade de professora e investigadora na Faculdade de Artes Visuais da PUC – Campinas. Ganhou recentemente o Prémio Brasil Fotografia 2014, na categoria Desenvolvimento de Projectos com “pesquisa baseada na ruptura das noções de reprodutibilidade técnica, partindo de experimentações com a fotografia analógica”.
A sua relação com Portugal não é de agora. Participou em 2012 numa residência artística para a Bienal de Cerveira, e por duas vezes foi artista convidada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, visitando amiúde o nosso país.

Nesta que é, no entanto, a sua primeira exposição individual em Portugal, Paula Almozara irá apresentar uma série de objectos de pequena dimensão (25x25x3cm) que, nas palavras da própria artista, têm como “objectivo questionar e provocar os limites existentes sobre a noção de reprodutibilidade técnica na relação a matriz/ múltiplo e o objecto único, realizando experimentações a partir da fotografia analógica”. «Paisagem-ficção» aborda o género artístico da Paisagem porém numa perspectiva ficcional no sentido em que são inseridos e fundidos elementos que re-inventam e re-interpretam a paisagem existente e “real”. Uma paisagem fragmentada, através de processos menos clássicos na técnica da gravura e que assimilam imagens fotográficas que, em conjunto com a matriz, estimulam a imaginação e a memória.