Teest PT

ENTRE NÓS

Teresa Gonçalves Lobo apresenta a exposição «ENTRE NÓS» com os seus mais recentes desenhos em que linhas e nós surgem e revelam-se a partir da poesia de Herberto Hélder.

Linhas que surgem com uma força e delicadeza quase paradoxais, que criam nós e laçadas, entrelaçam-se, apartam-se, voltam a encontrar-se desafiando as leis da física. De paralelas que são, encontrar-se-ão nesse infinito que é a imortalidade subjacente à Arte.

Obedecem apenas, e felizmente, à mão da artista, à forma como os dedos agarram o pastel e o carvão, à crueza do papel pardo e da corda, à força com que o corpo percorre a outrora imaculada folha, entranhada ora de textura, num registo monocromático absoluto, que reclama a vida, que aqui não há nós cegos. É, pois, nesse “nó apenas duro”, que por vezes nos aperta a essência, onde traço de Teresa Gonçalves Lobo se encontra com o universo criativo de Herberto Hélder, gritando como quem sufoca: “e eu sensível apenas ao papel e à esferográfica: / à mão que me administra a alma.”