Teest PT

Dada city

Salgadeiras Arte Contemporânea

Nesta que é sua terceira exposição individual na galeria Salgadeiras Arte Contemporânea, Inês d’Orey desenvolve um projecto de fotografia e vídeo a partir da pesquisa do património arquitectónico da cidade de Bucareste, com texto de Bernardo Pinto de Almeida.
Esta série percorre os símbolos das estruturas de poder na paisagem urbana e na arquitectura, e como estas se deixam influenciar pelo contexto socioeconómico, situação histórica e alterações ideológicas de cada época. 

Foi Dan Popescu, um galerista da cidade que, ao descrever Bucareste, a chamou de Dada City: um belo palimpsesto dadaísta que sobrepõe diversas camadas urbanas e uma diversidade de estilos arquitectónicos, que vão desde as belas-artes e o neo-romeno ao modernismo socialista e brutalista do pós-guerra. 

Esta série tem o seu foco no modernismo do séc. XX, quando se assiste a uma incrível variedade de alterações na história da Roménia que afecta a disciplina de arquitectura, como a graduação das primeiras mulheres arquitectas em todo o mundo. 

Dada City reflecte sobre a relação, em constante evolução, entre a arquitetura e a sociedade que serve.