Teest PT

Very typical

A Galeria das Salgadeiras apresenta “Very typical” de Tiago Casanova, nesta que é a sua primeira individual na galeria. A exposição apresenta o mais recente trabalho do fotógrafo que continua a explorar os “territórios expandidos” da Fotografia, apresentando um projecto expositivo que contempla fotografia, instalação e performance.

“Very typical” de Tiago Casanova enquadra-se nas suas preocupações com a identidade do território, a memória colectiva de um lugar, o caracter simbólico das “coisas”, e é, na realidade, e com o que de “real” a arte, mesmo a fotográfica, consegue exprimir, uma alegoria de uma Lisboa que, por razões endémicas, políticas, sociais e, quiça sobretudo, económicas, se foi metamorfoseando, em que a

tradição de tão massificada se esvazia de significado, onde o espaço para a vivência local da própria urbe se aparta dos seus centros, reservados a uma visita de tuk-tuk.

“Very typical” é o reflexo de uma atitude crítica, de cariz irónico, sendo um acto de revolta a tentar sugerir alguma ordem no caos, para que Lisboa continue a ser a nossa, de todos, “menina e moça”. — como refere Ana Matos na apresentação da exposição.
Ao longo dos anos, Tiago Casanova tem vindo a desenvolver diversas séries no âmbito do “Gang do Cobre”, um projecto em curso desde 2013, e onde o artista, recorrendo à criação de um personagem fictício, assume uma “postura mais crítica e anti-sistema”, como o próprio o define.