Teest PT

Pearl

Museu de Arte Contemporânea do Funchal

S/Titulo

Fotografia

65 x 88 / 2014

“Pearl” remete, logo num primeiro olhar, e intensifica-se nos outros que se lhe seguem, como uma viagem pela paisagem da Ilha da Madeira, assim chamada pela quantidade de madeira aí encontrada no século XV, aquando da sua descoberta. Porém, nesta série de Tiago Casanova, o conceito de Paisagem é extendido para outras acepções, distantes que estão da paisagem naturalista do século XIX. É uma paisagem contemporânea, onde o natural, entenda-se o “produzido pela Natureza”, e o artificial, como sendo produzido pelo Homem se confundem e fluem. Mesmo a mais edílica e aparentemente “natural” paisagem, tem, na grande maioria das vezes, a intervenção do Homem, nem que seja pelos acessos ou pelas espécies não endémicas aí existentes.

É esta híbrida relação entre Natureza e Construção que a Tiago Casanova interessou explorar. Percorreu os lugares da sua ilha com a sensibilidade de um olhar virgem, na busca do esplendor de redutos naturais, ao mesmo tempo que se pressente o seu profundo conhecimento e consciência estética da intervenção do Homem nessa mesma Paisagem. Há entre este par de forças, Natureza e Construção, o conforto de um miradouro onde saboreamos a paisagem, e o confronto de uma estrada que irrompe mar adentro. Uma paisagem natural e urbana da Ilha da Madeira por um fotógrafo contemporâneo madeirense, onde não é possível abstrair da sua formação de arquiecto que aqui assume outras formalidades instrumentais.
O título do projecto, Pearl, encerra esta proposta imagética de Tiago Casanova. Afinal, esta era / é a ilha conhecida como a “pérola do Atlântico”.

Go to top