«Escavar uma nuvem» é o título da próxima exposição de Rui Horta Pereira que inaugurou dia 22 de março e pode ser vista até dia 1 de junho, de quarta a sábado, entre as 14h30 e as 19h30.
Desenvolvida num contexto específico, esta exposição sugere uma viagem pelo Parque Natural da Arrábida, resgatando vestígios, registando a acção da Natureza ao longo de anos. Primeiro como testemunha, depois como protagonista do processo, Rui Horta Pereira recolhe a matéria, altera-lhe os referentes, conferindo-lhe cariz estético e artístico. […]
À impossibilidade e ao absurdo do título, em «Escavar uma nuvem» congrega-se a estratégia de aproveitamento de recursos naturais, onde o acaso, num constante jogo com o tempo, interpela o artista sobre o resultado e o sentido do processo criativo, também estes porventura efémeros e mutáveis. Afinal, parafraseando Marguerite Yourcenar, quando uma obra de arte é acabada, «começa, de certo modo, a sua vida», ou não fosse o Tempo esse o «grande escultor». — Folha de sala: “Uma outra vida” de Ana Matos.