Teest PT

The behaviour of being

A Galeria das Salgadeiras apresenta a exposição de «The behaviour of being» de Pauliana Valente Pimentel, Prémio Autores 2015 da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de Melhor Trabalho de Fotografia, e representada pela Galeria das Salgadeiras desde 2011, nesta que é a sua segunda exposição individual na galeria.
«The behaviour of being» retrata um ambiente de produção artística, colectiva, apartado dos grandes centros urbanos, reflectindo sobre alguns dos desafios que actualmente se colocam à pratica artística contemporânea, como a necessidade do silêncio, a suspensão do tempo e do espaço, de uma certa quietude, a procura de lugares de contemplação, o desenvolvimento em comunidade de artistas de territórios distintos, o regresso às nossas origens enquanto sociedade. Poderiam ser estas terras algarvias o lugar sagrado e idílico para o desenvolvimento artístico?

Depois de «The Passenger», em que retratou uma viagem de comboio com diversos artistas pela Europa e que foi merecedora da distinção da SPA, «Jovens de Atenas», que nos traz o olhar dos jovens gregos sobre o que é a Democracia, apresentado em Lisboa e em Atenas (estando em projecto a exposição para Bruxelas), Pauliana Valente Pimentel regressa com «The behaviour of being» ao tema da Juventude, sobre o qual muito tem reflectido ao longo da sua actividade artística.

«The behaviour of being» resulta da residência que Pauliana Valente Pimentel participou em Junho de 2015, no Algarve, juntamente com outros 12 artistas internacionais, uma organização da “The Beekeppers” and “The Cob gallery”. A exposição foi apresentada nesta reconhecida galeria londrina em Setembro último.

Go to top