Teest PT

Utopia hoje

Museu Abílio, Óbidos

A exposição «Utopia hoje» apresenta as propostas de Augusto Brázio, Cláudio Garrudo, Hélio Luís, Joanna Latka, Marta Ubach, Paula Almozara, Pauliana Valente Pimentel, Rui Soares Costa, Teresa Gonçalves Lobo, Tiago Casanova, que interpretam, de forma livre e autoral, as obras de dois nomes maiores da nossa literatura Fernando Pessoa e José Saramago.
Com a curadoria de Ana Matos, «Utopia hoje» é uma parceria entre a Casa Fernando Pessoa, a Fundação José Saramago e a Galeria das Salgadeiras, para a 2ª edição do FOLIO — Festival Internacional da Literatura de Óbidos 2016.

“500 anos passados da publicação de “Utopia” de Thomas More, 82 anos da “Mensagem” de Fernando Pessoa e 30 anos de “A Jangada de Pedra” de José Saramago, que sentidos encontraremos, hoje, para a palavra Utopia? O não-lugar, no seu sentido etimológico, a projecção de um mundo que reclamamos melhor, porque mais justo? Com esta exposição, propõem-se, pois, reflexões de cariz estético e artístico, mas também político e social em torno da temática da utopia.”

Go to top