A convite da faculdade de arquitectura de Buenos Aires UADE, Inês d’Orey apresentará a sua série “Porto Interior”, dia 10 de Abril, na galeria UADE ART.
Será também realizada uma palestra na Aula Magna da faculdade, onde Inês d’Orey falará sobre o seu trabalho artístico e onde apresentará o seu livro “Porto Interior”, no dia 11 de Abril, às 10h30.
O porto interior de Inês d’Orey reúne um conjunto de fotografias de interiores de espaços institucionais e de carácter público da cidade do Porto, registadas entre 2006 e 2011. Quando pontuados pela ausência de pessoas, estes espaços, aparentemente estagnados, transformam-se num conjunto de lugares genéricos, subsistindo num tempo perdido. Se, por um lado, a objectividade destes espaços é óbvia, no sentido de espaços públicos edificados numa cidade com um nome, com uma identidade, e marcada num mapa geográfico mundialmente aceite, por outro, a subjectividade é assinalada, intencionalmente, pelo silêncio humano que nos transporta para espaços com um tempo sem tempo. Imagem após imagem, torna-se difícil determinar se a fotografia foi tirada hoje ou há cinquenta anos. Deste modo, as fotografias tornam-se elaborados palcos para inúmeras histórias por contar. Em conjunto, emerge a narrativa de uma cidade simultaneamente real e imaginada.
Imagem: “Piscina de Campanhã”. 2007.