Teest PT

Revolução

Galeria das Salgadeiras

«Revolução» é o título da exposição que Jaime Vasconcelos irá apresentar em Setembro na Galeria das Salgadeiras e que estará integrada nos “Encontros da Imagem em Lisboa”. Esta nova série de imagens vem na sequência do seu trabalho artístico no qual a fotografia/imagem funciona como uma ferramenta e não como um fim, fechado em si mesmo. Este processo, iniciado em 2007, encontra-se formalmente entre a Fotografia e a Pintura, descolando-se da realidade fotografada e produzindo imagens de forte cariz plástico. Após o registo fotográfico, Jaime Vasconcelos recorre a ferramentas digitais para assim “expandir” o território da própria Fotografia, na procura de outras formalidades pictóricas e artísticas.

Se numa primeira fase, como nas séries «Viagens» (2007), «Raia» (2009) e «De Passagem» (2009), estas composições digitais eram fortemente marcadas pela introdução cromática que induzia outras leituras da “realidade”, numa segunda fase, como em «Por Mar» (2011) e agora em «Revolução» (2013), assistimos ao aparecimento do gesto, desenho em aguareladas ou tinta-da-china, que como que buscam essa “fisicalidade” da mão e dos dedos, aqui transposta como uma nova camada da interpretação do artista face à realidade fotografada e à imagem “ficcionada”, imaginada que ele pretende revelar.
Neste seu mais recente projecto «Revolução», Jaime Vasconcelos irá apresentar uma série de composições digitais resultantes do estudo histórico de algumas das revoluções que ocorreram no mundo. No entanto, este tema é aqui explorado numa perspectiva política, social e humanista enquanto manifestação artística.

Go to top