A Galeria das Salgadeiras tem o prazer de convidar para visitar a exposição de fotografia «Praga e Lisboa aos olhos do mestres do rio» de René Kubášek no recentemente inaugurado Terminal Fluvial do Cais do Sodré. Tratando-se de um espaço público, a exposição pode ser visitada 7 dias por semana, 24 horas por dia, estando, desta forma, totalmente acessível a públicos e hábitos diversificados. No Terminal Fluvial passam, diariamente, milhares de pessoas que, agora, podem fruir do registo fotográfico de Kubášek, nesta que é a primeira actividade artística apresentada neste espaço.
Paralelamento ao núcleo expositivo «Praga e Lisboa aos olhos dos mestres do rio», inaugurado na Galeria das Salgadeiras a 10 de Setembro, é apresentada a série de grande formato da mesma série no espaço público do Terminal Fluvial do Cais do Sodré.
Esta exposição, dividida nestes dois espaços expositivos, marca a rentrée da Galeria das Salgadeiras, que inicia o seu sétimo ano de actividade, lançando a nova iniciativa da arte em espaços públicos, alargando, assim, o seu campo de intervenção, profundamente alinhado com o manifesto da galeria que tem como título, e máxima, «A arte é um bem público». A série «Praga e Lisboa aos olhos do mestres do rio» é resultado de um trabalho documental realizado por Kubášek durante os primeiros meses de 2009 entre Lisboa e Praga, e visa captar como estas cidades são vistas pelos mestres dos rios Tejo e Vltava.