Depois de ter sido apresentado no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Bucareste, em 2010 e na H’Art Gallery, em 2012, também em Bucareste, «Blindness» é agora apresentado em Lisboa, nesta que é a segunda exposição individual deste artista romeno no nosso país.
Ao longo do seu percurso artístico, Gili Mocanu tem explorado sobretudo uma abordagem mais geométrica da realidade e das emoções que o rodeiam. De um vislumbre do real, surgem formas, linhas e curvas, entre o “chiaroscuro”, repletas de harmonia e com um profundo sentido estético e filosófico. Um percurso, apartado da figuração, onde o abstraccionismo funciona como uma síntese de uma procura, mais do que no mundo, vem do seu próprio “eu”. Um “eu” que vem dessa luz, imensa, intensa, que invade a composição, com um eixo sempre bem presente, porém não raras vezes difuso. Paradoxalmente, este série intitula-se «Blindness» como se de uma certa cegueira surgisse essa luz branca que tudo revela e afirma: o eu, o outro, o mundo.
A exposição é uma parceria, iniciado em 2013, entre a Galeria das Salgadeiras e a H’Art Gallery, e conta com o apoio do Instituto Cultural Romeno em Lisboa.