Teest PT

ARTESANTANDER 2025

Projecto para uma poética do movimento

Salgadeiras Arte Contemporânea participa novamente na ArteSantander com a proposta curatorial «Projecto para uma poética do movimento» na qual se sugere uma relação entre as obras de Cláudio Garrudo e Daniela Krtsch, em torno do movimento, da dança e da música. O título apropria-se da epígrafe do «Livro da Dança» de Gonçalo M. Tavares, um ensaio de 2001 sobre o corpo / não corpo, sobre a sua relação com o espaço / vazio, respiração e suspensão. Diz o autor neste seu livro que a história da dança deveria ser «o Percurso dos Movimentos Traçado no Ar» e é nesta ideia cénica, coreográfica que se encontram estes dois artistas contemporâneos.

De Cláudio Garrudo apresentamos «Música», cilindros de pianolas intervencionados com fotografia, «marcados curiosamente por pontilhados quadrados e rectangulares que se assemelham às imagens apresentados por um monitor Midi contemporâneo», e em «Desenho» com o «reverso dos desenhos de modelo, trabalhados pelo tempo, onde alguns fluidos e pigmentos atravessaram mais lenta ou rapidamente a folha de papel deixando veladas partes do desenho e revelando outras […] como todos os fantasmas».

De Daniela Krtsch as suas narrativas suspensas nas quais se antevê corpos em movimento, em tensão ou em pausa, deixando pairar esse mistério, esse fora de campo «hitchcokiano». Um convite para «ver a música, ouvir a dança», remetendo para o pensamento de George Balanchine, uma das grandes referências da dança do século XX.

«Projecto para uma poética do movimento»
Stand 19
11 – 15 JUL 2025
Palacio de Exposiciones y Congressos. Santander.

Go to top