Ao longo dos três últimos anos, a Galeria das Salgadeiras tem elegido para cada ano um tema ao qual dedicou grande parte da sua actividade, não só ao nível da programação de exposições como também com a realização de conferências sobre os temas em debate. Apresentámos, neste sentido, desde 2010 e respectivamente nos anos seguintes, os temas Retrato, Paisagem e Natureza-Morta. Temas estes profundamente clássicos e que ao longo destes três anos, serviram como desafio para artistas e públicos, e tinham como principal intenção explorar possíveis re-interpretações destes géneros artísticos.
Em ano de décimo aniversário, o tema escolhido tem um cariz essencialmente contemporâneo e político, recuperando uma citação de John Cage, cujo centésimo aniversário do nascimento se celebra a 5 de Setembro: “A minha peça favorita, é aquela que ouvimos sempre, se estivermos em silêncio“. Assim, a 10 meses dos 10 anos, revelamos o tema da Galeria das Salgadeiras para 2013: o Silêncio.
Fiquemos, enquanto não chega o novo ano com as propostas dos nossos artistas, com a peça 4’33” de John Cage (“uma peça em três movimentos durante os quais nenhum som é produzido intencionalmente“, apresentada em 1952 no Maverick Concert Hall em Nova Iorque), também ela repleta de provocações e de sentimento crítico e filosófico. Afinal, e isso também nos importa, silêncio é sinónimo de quietude, bem necessária para seguirmos em frente, na procura de um mundo melhor.