Na segunda apresentação da iniciativa “Galerista por um dia”, o convite é endereçado a Bárbara Coutinho pelo seu percurso e intervenção no mundo da Cultura.
«Lugares de Silêncio » é o título da exposição de Fotografia de Cláudio Garrudo, Helena Gonçalves e Jaime Vasconcelos que inaugura a 25 de Novembro pelas 19 horas, na Galeria das Salgadeiras. Nesta exposição, o tema do lugar é explorado como metáfora de uma emoção, como em Sedução de Vasconcelos, de uma situação, como em Blow Up de Gonçalves, ou de um espaço físico, como em Empty Beds de Garrudo.
Encontramos nesta mostra diversas interpretações de possíveis lugares, concretos ou abstractos, que nos remetem para o silêncio seja ele absoluto, suspenso, sedutor ou até mesmo caótico. Nestes lugares de silêncio cruzam-se pessoas, referências, espaços vazios, criam-se histórias, despertam-se emoções, mas há, sobretudo, um apelo à contemplação. Um chamamento a que nos recolhamos e sejamos capazes de olhar à nossa volta como que em busca de um melhor entendimento sobre o que nos rodeia. «Se podes olhar vê. Se podes ver, repara», como refere José Saramago na epígrafe do Ensaio sobre a Cegueira.